No âmbito de implementação das suas parcerias estratégicas e em resultado de um Memorando entre ambas as instituições, a AMOREL (Associação Moçambicana de Revisores Linguísticos) capacitou, entre os dias 17 a 26 de Julho de 2024, os Delegados Distritais do INSS (Instituto Nacional de Segurança Social) – Delegação Regional Centro e Sul, na Província de Nampula e Sofala, em matéria de Técnicas de Expressão Oral e Escrita.
A equipa de Formadores foi composta por dois (2) quadros da AMOREL: os Revisores Gerson Pagarache (Director Executivo da Cratylus) e Mauro Mabota, ambos membros do Conselho Coordenador da agremiação. A Formação, para ambas as Delegações Regionais, cirscunscreveu-se aos seguintes tópicos:
a) Os elementos/propriedades da Comunicação Oral;
As dimensões do locutor e da mensagem
b) Os elementos/propriedades da Comunicação Escrita;
Coesão textual, coerência e progressão temática
c) Oficina de Escrita (relatório, acta, síntese/resumo, textos administrativos, comunicação inter e intra-institucional e vícios de linguagem).
Com efeito, os tópicos retromencionados foram abordados de forma cooperativa e envolvente, privilegiando a participação dos Formandos e a aprendizagem colaborativa, metodologia que contribui para o alcance dos objectivos estratégicos da formação.
Tratou-se, pois, de uma experiência pioneira para a AMOREL que, sabiamente, definiu tal objectivo como um dos pilares centrais da sua estratégia de actuação.
A AMOREL reconhece a imprescindível contribuição de cada Membro deste prestigiado Movimento na materialização do desiderato em apreço, que a todos nós orgulha.
Agradece, particularmente, aos colegas Mauro Mabota e Gerson Pagarache, destacados para Formadores, que nos representaram com zelo, mestria e sublime sentido de responsabilidade, nesta exigente e honrosa missão.
Ao Prof. Óscar Fumo, a principal fonte de orientação temática nessa empreitada, a AMOREL endereça o seu especial e respeitoso agradecimento.
Aos hábeis membros do Gabinete de Comunicação e Relações Institucionais da AMOREL, Joaquim Oliveira, René Moutinho e Carlos da Graça, pela sua constante atenção e destreza na publicação das matérias atinentes à formação, muito obrigado!
Aos Membros do Conselho Coordenador, que, pontualmente, contribuíram com ideias-chave que serviram de base para a prossecução plena desta formação, a AMOREL endereça o seu agradecimento.
Acredita-se que, com a realização desta actividade formativa, abrir-se-ão mais janelas para estabelecer novas Parcerias e implementar Projectos que, certamente, necessitarão da total contribuição da Associação.
AMOREL – Por um País que escreve e comunica bem!