Desafio da Polícia de Fronteiras em Tempos de Pandemia da COVID-19- CRATYLUS

Este artigo científico pretende contextualizar os desafios enfrentados pela Polícia de Fronteiras moçambicana em tempo de pandemia da Covid-19. A temática abordada justifica-se na medida em que o trabalho da Polícia de Fronteiras tem-se deparado, em parte, com problemas condizentes ao processo da movimentação fronteiriça. O artigo foi desenvolvido no sentido de questionar quais os desafios enfrentados por estes profissionais em tempos da pandemia. Quanto ao método de abordagem, foi utilizado o método qualitativo ancorado com as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas que nos ajudaram a profundar o conhecimento sobre o tema. Através da entrevista, recolheu-se percepções e opiniões com os entrevistados do seu entendimento sobre os desafios enfrentados por essa classe em tempos de pandemia.

Custódio Marcelino Afonso

1/2/20251 min read

Este artigo científico, da autoria de Custódio Marcelino Afonso, Docente universitário, Mestre em Investigação Criminal e Doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais, pretende contextualizar os desafios enfrentados pela Polícia de Fronteiras moçambicana em tempo de pandemia da Covid-19. A temática abordada justifica-se na medida em que o trabalho da Polícia de Fronteiras tem-se deparado, em parte, com problemas condizentes ao processo da movimentação fronteiriça. O artigo foi desenvolvido no sentido de questionar quais os desafios enfrentados por estes profissionais em tempos da pandemia. Quanto ao método de abordagem, foi utilizado o método qualitativo ancorado com as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas que nos ajudaram a profundar o conhecimento sobre o tema. Através da entrevista, recolheu-se percepções e opiniões com os entrevistados do seu entendimento sobre os desafios enfrentados por essa classe em tempos de pandemia.

Este trabalho optou por uma amostragem não probabilística de 18 sujeitos de pesquisa do tipo intencional, de membros da Polícia de Fronteiras. Os dados colhidos foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo apresentado por Bardin (1977). O estudo entende que os profissionais do ramo da Polícia de Fronteiras enfrentam vários desafios, devido à natureza das suas actividades diárias de garantir a ordem, segurança e tranquilidade públicas e a inviolabilidade da fronteira estatal, como a falta de equipamentos de protecção, máscaras faciais, luvas, álcool em gel, entre outros, para lhes proteger no processo de revista dos indivíduos que atravessam a fronteira legalm e ilegalmente, uma vez que estes actuam na primeira linha de protecção da fronteira estatal em coordenação com as demais Forças de Defesa e Segurança. Apesar dos desafios enfrentados e com a perigosidade da Covid-19, estes profissionais sempre estiveram cientes e aptos no cumprimento da missão da sua incumbência.

                                           Baixe o artigo completo gratuitamente, clicando abaixo:

                                                                                          DESCARREGAR