Do drama familiar ao suspense político: Pagarache lança nova obra literária
Vinte e um anos após o atentado sobre a emblemática Praça dos Heróis, que tirou a vida de inúmeras figuras políticas e abalou o coração do País, o nome Kartomane volta a assombrar o Estado e a corroer as entranhas do poder.
CRATYLUS
8/19/20252 min read


Após a publicação da sua primeira obra literária, a novela Terapia Familiar (2022), o autor Gerson A. S. Pagarache prepara-se para lançar o seu mais recente trabalho: o romance Os Kartomanes – A Crónica dos Inimigos do Estado (Livro I).
Este livro marca o início de uma série que seguirá a enigmática trajectória dos irmãos Kartomane: Forniel, um linguista forense, e Nataniel, um perito em cartomancia. Personagens complexos, envoltos em segredos e dilemas, que prometem transportar o leitor a um universo de intriga, suspense e revelações perturbadoras.
As pré-vendas serão anunciadas em breve e o lançamento oficial está previsto para Outubro, com eventos confirmados em Beira e Maputo, além de outras localidades que serão divulgadas oportunamente.
Sinopse
Os Kartomanes: A Crónica dos Inimigos do Estado (Vol. I)
Vinte e um anos após o atentado que fez explodir a Praça dos Heróis, tirando a vida de inúmeras figuras políticas e abalar o coração de Moçambique, o nome Kartomane volta a assombrar o Estado e a corroer as entranhas do poder. Quando ninguém imaginava que fantasmas tão antigos pudessem renascer, uma fotografia inesperada reacende a clandestina investigação contra os inimigos do Estado.
Constantino, um jovem repórter do Jornal Insolitício, e Leonor Matsinhe, inpectora da Polícia e investigadora determinada a proteger a honra da sua família, cruzam-se num labirinto de conspirações, sequestros e verdades sufocadas.
Constantino dedica-se a reportar eventos insólitos do seu Moçambique, como o de uma peste que comia bocas; do gato que furtava dinheiro de uma comunidade ou do bairro que leiloava Jesus, mas o maior caso insólito de sua vida é o seu passado desconhecido, que ele não consegue desvendar, acometido por pesadelos amiúde. Mas um livro misterioso arrasta-o aos eventos da Explosão da Praça dos Heróis e desvenda um pedaço do seu passado.
Enquanto isso, Leonor Matsinhe investiga o sequestro do filho de um ex-Presidente do partido da oposição. Jurou nunca investigar os Kartomanes, mesmo sob a ordem do Ministro da Defesa, mas o caso do sequestro arrasta-a, lenta e tragicamente, a odiar e perseguir os Kartomanes a todo o custo.