O Novo Romance de Carlos Nhangumele: "Lágrimas no Estendal do Tempo"

Após publicar sua obra de contos, Carlos Nhangumele prepara o lançamento do seu Romance de estreia “Lágrimas no Estendal do Tempo”. Trata-se de um romance que se desenrola no território moçambicano, num período de crise e desemprego, devido à guerra.

CRATYLUS

8/16/20242 min read

Carlos Nhangumele é um jovem escritor moçambicano, professor de profissão; lançou a sua primeira obra em 2021, intitulada Vinte (e) Vinte (Um), uma colecção de ‘‘cronicontos’’ que, segundo o prefaciador, Hélder Muteia, sugere ideias soltas sobre a realidade moçambicana do presente, permitindo uma compreensão das motivações e interrogações prevalecentes.

Para este ano, Carlos Nhangumele prepara o lançamento do seu Romance de estreia “Lágrimas no Estendal do Tempo”. Trata-se de um romance que se desdobra no território moçambicano, num período de crise e desemprego, devido à guerra.

Conforme se pode apreciar na sinopse deixada no fim deste artigo, o romance cruza famílias para narrar o romance entre Paulo e Sofia, começando por trazer a vida agreste levada por este e seu pai, Tomás. Paulo e Tomás, em algum momento, confundem-se quanto ao protagonismo. Enquanto Tomás leva a vida envolvendo-se com mulheres, Sara, a sua esposa, engravida do seu próprio patrão e do seu cunhado, para provar que não é estéril. Por seu turno, Paulo descobre que a sua esposa, Sofia, é filha do seu suposto pai (Tomás) e que o seu pai biológico é um italiano.

Este Romance, a ser publicado pela Cratylus, já se encontra em Pré-venda, com 16% de desconto em relação ao custo que estará em vigor no dia do lançamento e pós-lançamento. O caro leitor já pode fazer a sua reserva através de +258842614857 / 877014857. Os livros reservados terão direito a autógrafos antecipados.

Sinopse:

O romance desdobra-se no território moçambicano, num período de crise e desemprego, devido à guerra. Apesar disso, Paulo vê na vida militar a solução destas intempéries. O romance cruza famílias para narrar o relacionamento de Paulo e Sofia, começando por trazer a vida agreste levada por este e seu pai, Tomás. Por isso, Paulo e Tomás, em algum momento, confundem-se quanto ao protagonismo. Sara, sua esposa, engravida fora para provar que não é estéril. Tomás, depois de tanta vadiagem, termina na África do Sul. Na companhia da sua ausência, os filhos formam-se, são graduados, trabalham e sobressaem na vida, vencendo, assim, a crise e o desemprego.

Sobre o autor:

Carlos Nhangumele nasceu em Maxixe, Inhambane. É licenciado em Literatura (UEM) e pós-graduado em Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa (UP). Tem contos, crónicas e ensaios dispersos em blogues e revistas nacionais e internacionais. É autor convidado da revista europeia Meer. Publicou o seu primeiro livro, Vinte (e) Vinte (Um), em 2021. Fundou o Centro de Orientação e Preparação Académica – COPA, E.I. É professor de profissão, ensaísta e revisor linguístico. É membro da Associação Moçambicana de Revisores Linguísticos (AMOREL), na qual faz parte da Comissão de Admissão e do Gabinete de Comunicação e Relações Institucionais.