Virgília Ferrão fala da sua relação com a Revisão Linguística

Com o objectivo de promover a importância da qualidade linguística em textos, assim como melhorar o diálogo entre os autores e os revisores, conversámos, com elevada honra, com Virgília Ferrão, conceituada autora moçambicana, com alguns dos seus trabalhos revistos pela nossa equipa, para compreendermos a sua visão sobre a importância da Revisão Linguística.

LITERATURA

CRATYLUS

5/27/20243 min read

Autores e sua Relação com a Revisão Linguística

A Revisão Linguística é uma área que, em Moçambique, vem ganhando espaço de relevo. A Cratylus – Serviços Linguísticos, sendo prestador de serviços linguísticos, incluindo a Revisão Linguística, tem lidado com inúmeros escritores, estudantes, revistas, editoras, organizações e empresas, na prestação daquele serviço. Com o objectivo de promover a importância da qualidade linguística em textos, assim como melhorar o diálogo entre os autores e os revisores, conversámos, com elevada honra, com Virgília Ferrão, conceituada autora moçambicana, com alguns dos seus trabalhos revistos pela nossa equipa, para compreendermos a sua visão sobre a importância da Revisão Linguística.

  1. Durante a produção dos seus textos ou após concluí-los, quando é que sente a necessidade de (O que lhe faz decidir) submeter os seus textos à Revisão Linguística?

Virgília Ferrão (VF): Após a conclusão de um texto literário, há a necessidade de submetê-lo à revisão linguística para melhorar a qualidade, a coerência e a gramática, de modo que seja mais compreensível e cativante para o público leitor. Repare-se que até os escritores mais experientes e talentosos podem deixar passar erros gramaticais. A revisão linguística ajuda a identificar e corrigir tais erros, tornando assim o material mais próximo de estar “acabado”.

  1. Em Moçambique, já circulam vários cidadãos que actuam como revisores. Quais são os critérios que utiliza para a escolha de um revisor ideal para o seu texto?

VF: Para a seleçcão de um revisor é essencial pensar em diversos critérios, como a experiência na área em que se pretende a revisão (ele deve saber lidar com as particularidades específicas de linguagem, estilo e tom das obras literárias), atenção que ele tem aos detalhes, orçamento apropriado e justo, profissionalismo e, sobretudo, abertura na comunicação.

  1. Que diferenças nota entre o seu texto revisto e o anterior não - revisto? Alguma coisa melhora? Em que medida?

VF: Quando se compara um texto antes e depois de uma revisão exaustiva, as diferenças são notórias. As alterações normalmente incluem uma melhoria na clareza e coerência do texto, na gramática e até mesmo na linguagem e vocabulário refinados.

  1. Como avalia o diálogo entre o revisor e o autor?

VF: Respeitosa, atempada e sempre profissional.

  1. Que recomendações se pode deixar aos revisores de textos, por forma a melhorarem o seu trabalho?

VF: Fazemos votos de que a Cratylus continue o bom trabalho que tem efectuado. Sugerimos também um maior aperfeiçoamento com relação à sensibilidade textual e cultural, no sentido de respeitar o contexto e a essência do texto original do autor, ao mesmo tempo que se identifica qualquer linguagem potencialmente sensível ou problemática em determinado contexto.

Sobre a autora

Virgília Ferrão é uma autora moçambicana. Estreou-se em 2005 com o lançamento da obra literária intitulada “O Romeu é Xingondo e a Julieta Machangane” sob a chancela da Imprensa Universitária da UEM. A sua segunda obra, intitulada “O Inspector de Xindzimila”, foi publicada em 2016 sob a chancela da editora Brasileira Selo Jovem. Foi galardoada com o Prémio Literário 10 de Novembro, 2019, atribuído pelo Conselho Municipal de Maputo, tendo sido a primeira mulher a vencer este prémio. Lançou em Dezembro de 2021 o seu terceiro romance, intitulado “Sina de Aruanda”. Em Junho de 2022 publicou o romance “Os Nossos Feitiços”. É organizadora e editora da antologia “Espíritos Quânticos, publicada pelo Diário de Uma Qawwi em Abril de 2022. Virgília é fundadora do Diário de uma Qawwi, sendo responsável pela seleção dos textos, produção, gestão e coordenação do conteúdo geral do blog. Saibam mais sobre o blog aqui: https://diariodeqawwi.com/home/

Comunique com sucesso.